O Google AMP celebra um ano de vida e demonstra um crescimento surpreendente.

Dentre tantas novidades e mudanças nos resultados de pesquisas no Google, principalmente para aquelas realizadas em dispositivos móveis, o projeto AMP (Accelerated Mobile Pages) veio para ficar.

Aproveitando a comemoração do primeiro aniversário do projeto de Páginas Móveis Aceleradas, o Google disponibilizou o resumo de algumas métricas e metas de sucesso.

Atualmente, existem cerca de 600 milhões de páginas AMP em 700.000 domínios.

Sites que contém AMP estão recebendo mais tráfego, mais engajamento e notando melhoras no CTR. Seguem alguns exemplos:

  • Washington Post: aumento de 23 por cento em usuários de pesquisa móvel que retornam no prazo de 7 dias
  • Wired: aumento de 25 por cento em taxas de cliques dos resultados de pesquisa, com CTR em anúncios em páginas AMP de até 63 por cento.
  • O Miami Herald: usuários móveis que começam com um artigo AMP gastam 10 por cento mais tempo do que aqueles que visitam em páginas móveis regulares.
  • Em um estudo da DoubleClick: Mais de 80 por cento dos editores de páginas AMP notaram taxas de visibilidade mais elevadas; 90 por cento dos editores AMP direcionaram maior engajamento com CTRs mais altos; um site registrou um CTR 600 por cento maior após AMP.

Resultados de pesquisas com AMP está ativo

No mês passado, o Google lançou AMP nos principais resultados de buscas móveis.

O Big G enfatizou que o AMP não é um fator de classificação nos resultados de pesquisas.

No entanto, a empresa disse que vai exibir mais links de páginas habilitadas com AMP do que outras versões da mesma página.

Nos últimos anos, o Google passou grande parte do tempo convencendo desenvolvedores e webmasters a adotar o design responsivo em seus projetos de sites. Sempre buscando melhorar a experiência do usuário em acessos via dispositivos móveis.

Design responsivo e AMP não são mutuamente exclusivos. No entanto, páginas AMP normalmente possuem um tempo de carregamento mais rápido do que páginas responsivas.

É bastante possível que o AMP acabará por ser preferido em relação às páginas responsivas. Contudo, o Google ainda não tem uma posição oficial sobre essa questão.

Adam Greenberg, do Google, disse durante o SMX East que páginas AMP poderão, num futuro previsível, substituir “links mais profundos” de aplicativos.

Isso é passível de uma discussão sobre o que proporciona uma melhor experiência do usuário.

Em sua essência, o projeto AMP é uma iniciativa para melhorar a experiência de usuários de internet via dispositivos móveis.

Enquanto o AMP é um open-source e vem sendo adotado por uma grande variedade de empresas, o Google vê a viabilidade da web móvel como vital para o seu sucesso contínuo.

Que Tal Aprender Como Colocar seu Site ou Blog para Aparecer nos Primeiros Resultados do Google Sem Gastar com Anúncios?

Aprenda tudo sobre SEO (Search Engine Optimization) e como você pode essa técnica de otimização de sites pode ajudar você a alavancar seus resultados através da internet.

Os conceitos e estratégias utilizadas em SEO são vastas, complexas, estão sempre passando por atualizações, mas extremamente compensadoras.

Aprenda do zero ou aprofunde seu conhecimento em SEO e gere mais tráfego em seus projetos online, através de uma metodologia extremamente profissional para otimização de sites.

Acesse o Curso Intensivo Clicando Aqui.