O Google busca humanizar a sua marca através de uma persona feminina para o seu assistente virtual, o Google Assistant.

Outros assistentes virtuais de mercado, como o Siri, Cortana e Alexa, possuem personas femininas – embora o Siri possa assumir uma voz masculina também.

Até o presente momento, a busca por voz do Google não tinha uma identidade ou persona, embora tenha uma voz feminina.

Isso está mudando com o lançamento oficial do Google Home. Para o lançamento do Home, o Google combinou seus recursos de pesquisa por voz com uma persona.

Assim como a Amazon, o Google terá dispositivos (Home, Pixel Phones) e produtos (Allo) que lembram o caminho seguido pela Amazon com o Echo e o Echo Dot, alimentados pelo Alexa.

A interação com o Google Assistant é um pouco mais limitada se comparada como os recursos presentes no novo aplicativo de mensagens do Google, o Allo.

Há uma perspectiva que, no futuro, o assistente virtual do Google ofereça outras opções de voz e personas.

Google Assistant veio para ser útil

De acordo com Ryan Germick, que liderou a equipe do Google Doodles e ajudou no desenvolvimento da personalidade do assistente virtual, o Google Assistant deve ser visto como uma espécie de “companheira super amiga”, “sempre presente, mas nunca no caminho; sua principal atribuição é ser útil.”

Uma das vantagens do Google Assistant tem sobre seus rivais é seu índice de pesquisa e o Knowledge Graph. No entanto, Germick disse que pode haver casos em que o Google Home não irá fornecer um resultado e outros em que a leitura retornará para a lista de resultados de pesquisa.

Germick explicou que, para a criação da personalidade do Assistant, o Google recorreu a “contadores de histórias” da Pixar e The Onion, dentre outros, para cuidar do script das respostas de uma ampla gama de questões.

Pode-se afirmar que o Google Assistant é uma “bela união entre a tecnologia e um script bem estruturado”.

A prova final será a experiência do usuário – veja o vídeo de demonstração abaixo – que, sem dúvidas, será objeto de comparações “páreo a páreo” entre o Google Assistant e seus principais concorrentes.

Assista ao vídeo de demonstração do Google Home

Que Tal Aprender Como Colocar seu Site ou Blog para Aparecer nos Primeiros Resultados do Google Sem Gastar com Anúncios?

Aprenda tudo sobre SEO (Search Engine Optimization) e como você pode essa técnica de otimização de sites pode ajudar você a alavancar seus resultados através da internet.

Os conceitos e estratégias utilizadas em SEO são vastas, complexas, estão sempre passando por atualizações, mas extremamente compensadoras.

Aprenda do zero ou aprofunde seu conhecimento em SEO e gere mais tráfego em seus projetos online, através de uma metodologia extremamente profissional para otimização de sites.

Acesse o Curso Intensivo Clicando Aqui.