Atualmente, ainda em fase beta, o Google Data Studio permite a criação de relatórios de marcas com visualizações de dados para compartilhar com seus clientes.

Muitas vezes, o Google Analytics acaba se tornando um desafio para a maioria dos profissionais de marketing digital. É uma ferramenta que pode gerar confusão e, francamente, difícil para o ser humano comum entender e decifrar.

Em muitos casos, agências de marketing online nem sequer apresentam seus relatórios de análises de dados a seus clientes porque eles simplesmente não sabem por onde começar. Em parte, isso ocorre devido a sobrecarga de informações e dados difíceis de serem interpretados.

Para piorar a situação, até então não havia nenhuma maneira mais fácil de fornecer aos pequenos e médios clientes uma visão geral de como o seu site ou campanhas estavam evoluindo, que fosse fácil de ler e compreender.

Se você é como a maioria das agências que fornecem aos seus clientes relatórios de análise, provavelmente signifique que você muito caprichosamente faça o download dos dados do Google Analytics e os coloque numa planilha de dados do Excel para gerar gráficos e diagramas.

“Os seus problemas acabaram”!

O Google agora permite que você crie relatórios que até mesmo seus clientes vão entender. Isso graças ao novo recurso apresentado pelo “Big G”, o Google Data Studio.

O Google Data Studio é uma recurso do Google Analytics 360 Suite, um pacote high-end do Google Analytics para Empresas.

Normalmente, muitos de nós, “simples mortais”, não podemos nos dar ao luxo de investir tanto dinheiro numa ferramenta de acompanhamento, então acabamos por optando pela versão gratuita do Google Analytics.

Mesmo assim, muito gentilmente o Google decidiu nos dar uma amostra do que é possível se fazer com o Google Data Studio a quem, assim como nós, usa a versão gratuita do Google Analytics.

O que é Google Data Studio?

O Google Data Studio (versão beta) fornece tudo o que você precisa para transformar os dados de análise do seu cliente em relatórios informativos fáceis de entender, através da visualização de dados.

Os relatórios são fáceis de ler e compartilhar, e até mesmo customizáveis a cada um de seus clientes.

Você pode definir como deseja realizar a apresentação dos dados: gráficos de barras, diagramas, gráficos de linha e assim por diante. Você mesmo pode alterar as fontes, cores e marca de seus relatórios com o seu logotipo.

 

o-que-e-google-data-studio-relatorio-simples

 

Um coisa muito interessante no Data Studio é que você pode extrair muito mais do que apenas dados do Google Analytics – é possível até importar dados do Facebook , contanto que esses dados sejam inseridos no Google Sheets.

O Google Data Studio permite que você divulgue qualquer informação que se tenha disponível em suas planilhas no Google Sheets – inclusive seus relatórios feitos caprichosamente!

Os relatórios também são dinâmicos, por isso, quando há uma atualização na fonte dos dados, a informação atualizada, ou nova informação, automaticamente aparece em todos os relatórios que fazem referência à fonte.

Além disso, os relatórios são compartilháveis para que seja concedido às pessoas a permissão para visualizá-los e/ou permitir que sejam feitas alterações.

O Google Data Studio utiliza a mesma funcionalidade que o Google Docs e Google Sheets, então tudo o que você precisa é pressionar o botão “Share” para permitir que seus clientes ou outros membros da sua equipe visualizem ou editem os relatórios.

Como acessar o Google Data Studio?

Para acessar o Google Data Studio, visite a página https://www.google.com/analytics/data-studio e faça o login com suas informações do Google Analytics.

Caso você seja usuário da versão gratuita do Google Analytics, você tem acesso a uma versão limitada do Data Studio. Nessa versão limitada, você pode criar até cinco relatórios personalizados grátis.

Importante: Este programa só está disponível nos EUA, mas é esperado para seja lançado para outros países até o final do ano.

 

o que é google data studio acesso

 

Quando você efetuar o login você verá alguns relatórios criados como exemplos que lhe darão uma boa ideia da aparência dos relatórios e dos tipos de informações que você pode extrair para os seus relatórios personalizados. Acesse cada um destes exemplos de relatórios para que você possa visualizar todas as possibilidades.

 

o-que-e-google-data-studio-inicio

 

Quando você clica no link “Welcome to Data Studio! (Start here)”, um tutorial visual e interativo irá orientá-lo passo-a-passo através do que o Data Studio pode fazer e como começar. Verifique isso.

 

bem vindo ao google data studio

 

O Google também disponibiliza um vídeo no YouTube em que você pode assistir e ter uma visão geral da ferramenta, mostrando o “como” conectar suas fontes de dados e criar o seu primeiro relatório.

 

O que é Google Data Studio

Relatórios e fontes de dados

No canto superior esquerdo da página inicial, você verá Reports (relatórios) e Data Sources (fontes de dados).

Reports permite criar relatórios e visualização de dados.

Data Sources são componentes reutilizáveis que conectam um relatório aos seus dados, como o Google Analytics, Google Sheets, Google AdWords e assim por diante.

 

o-que-e-google-data-studio-relatorios-e-fontes-de-dados

 

O Google Data Studio utiliza a interface do Google Drive, por isso vai ser muito familiar para você, caso utilize. Se você se perder tudo o que precisa fazer é clicar no botão “Home”:

 

o-que-e-google-data-studio-botao-home

 

Para criar um novo relatório, clique no botão azul com sinal de mais (+) no canto inferior direito e aceite os termos e condições:

 

o-que-e-google-data-studio-botao-de-mais

 

O Google Data Studio é ideal para você?

Se você é o tipo de pessoa que gosta de trabalhar com planilhas, talvez o Google Data Studio não seja um grande negócio para você.

Mas, para uma grande maioria de nós que não se identifica muito com planilhas, esta ferramenta é uma dádiva divina.

Agora, quando você falar com os seus clientes locais, será possível mostrar-lhes mais facilmente os resultados de seus esforços em um relatório customizado com a marca e fácil de entender.

Ao se compartilhar esses relatórios com os seus clientes, eles serão capazes de ver como seus esforços de marketing digital estão valendo a pena, o que é, definitivamente, muito bom para os negócios.

Que Tal Aprender Como Colocar seu Site ou Blog para Aparecer nos Primeiros Resultados do Google Sem Gastar com Anúncios?

Aprenda tudo sobre SEO (Search Engine Optimization) e como você pode essa técnica de otimização de sites pode ajudar você a alavancar seus resultados através da internet.

Os conceitos e estratégias utilizadas em SEO são vastas, complexas, estão sempre passando por atualizações, mas extremamente compensadoras.

Aprenda do zero ou aprofunde seu conhecimento em SEO e gere mais tráfego em seus projetos online, através de uma metodologia extremamente profissional para otimização de sites.

Acesse o Curso Intensivo Clicando Aqui.