Gerar leads qualificados não é uma tarefa fácil. Mas é relativamente simples.
Afinal, geralmente pedimos para que a pessoas nos forneçam alguns dados pessoais em troca de algum benefício.
Às vezes, essa troca pode parecer desigual, visto que, nem sempre, esses benefícios são tão claros.
Por que deveria compartilhar minhas informações pessoais?
Atualmente, usuários de internet podem bloquear praticamente qualquer coisa relacionada a publicidade. O AdBlock – extensão para navegadores Chrome e Safari – por exemplo, conta mais de 200 milhões de downloads.
Esse é somente um serviço de bloqueio de publicidade. Há uma variedade de outros serviços que bloqueiam todos os tipos de mensagens indesejadas.
Não há qualquer engajamento caso você simplesmente peça a um usuário para digitar seu e-mail para se tornar um assinante. Os formulários de newsletter, muito comuns em sites e blogs, já não convencem visitantes a se inscrever.
Não é nenhuma novidade que a geração de leads é um desafio.
Então, Como Gerar Leads Qualificados?
Provavelmente, a forma mais inteligente de superar isso é oferecer algo de valor em troca da inscrição do seu cliente: um desconto, um serviço gratuito ou um guia.
Que tal uma isca digital?
O Que é uma Isca Digital?
Iscas digitais são abordagens inteligentes para a geração de leads qualificados. É uma maneira de obter informações de seus visitantes em troca de algo valioso.
Oferecendo um período de teste para um inédito serviço online, por exemplo, é possível enviar qualquer informação ou material que pode ser recebido imediatamente por e-mail. Caso você acerte o alvo, os visitantes vão se inscrever e você obterá seus leads sem importuná-los.
Iscas digitais compensam o esforço do usuário com uma vantagem óbvia.
Uma das formas mais simples é a oferta de um desconto.
Vamos falar um pouco de diferentes tipos de iscas digitais, seus benefícios e algumas formas de adaptá-las no processo de geração de leads qualificados.
Por Que Você Deve Usar Iscas Digitais (Caso Ainda Não Use)?
Iscas Digitais geram Engajamento. Há iscas capazes de gerar literalmente milhares de leads em um período relativamente curto.
Iscas Digitais geram Leads de Qualidade. Segundo pesquisa da IDG, 61% dos empreendedores online têm dificuldades em gerar leads de alta qualidade para os seus negócios (via Marketo). No momento em que o lead está interessado em sua isca digital, ele acaba querendo saber mais sobre a sua oportunidade ou oferta.
Iscas Digitais proporcionam uma Boa Experiência com a sua Marca. Se a sua isca é inteligente e relevante, isso leva o seu potencial cliente a ter uma boa experiência com a sua marca.
Iscas Digitais são Compartilháveis. É fácil compartilhar o link em suas mídias sociais ou incorporar o vídeo em um blog, por exemplo.
Elas promovem sua Marca de Forma Profissional. Podem ser usadas como iscas digitais: estudos de caso, manuais ou pesquisas de mercado.
Por Que Iscas Digitais Geram Engajamento?
As iscas digitais “conhecem” os problemas do seu cliente e podem oferecer um solução imediata – é por isso que elas podem ser tão irresistíveis.
Para cada problema de seus potenciais clientes, há um isca digital diferente.
8 Tipos de Iscas Digitais
Você pode oferecer informação, entretenimento ou ofertas – você é quem define. O melhor de tudo é que você pode criar suas próprias iscas digitais, com vantagens e benefícios que só o seu negócio pode proporcionar.
Vamos aos tipos de iscas digitais que você pode criar para os seus potenciais clientes:
1. Isca de Conteúdo
Iscas de conteúdo podem ser consideradas como uma amostra de informações que fornece um valor claro e imediato para o seu público. Por exemplo:
- Conteúdo de Texto: Um E-book ou Arquivo em PDF que contenha informações do tipo “Como Fazer”, Relatórios, Lista de Dicas, Estudos de Casos, Check List.
- Conteúdo de Vídeo: Pode ser um Vídeo Tutorial ou um Curso em Vídeo.
- Conteúdo Visual: Um exemplo muito típico é o Infográfico.
O mais importante é você oferecer um conteúdo que pode, de alguma maneira, melhorar a vida do seu potencial cliente.
Depois de clicarem no botão e inserirem suas informações, eles recebem um e-mail com o seu conteúdo anexado ou com o link de acesso/download. Esta oferta pode estar integrada a sua página web ou pode aparecer em pop-ups.
2. Widgets
Widgets são ferramentas incorporadas aos seu site ou página de destino. Elas fornecem a seus clientes uma experiência única com a sua marca, oferecendo-lhes um serviço extremamente personalizado.
Widgets são fantásticos, pois permitem a coleta não só de e-mails válidos, bem como informações pessoais adicionais importantes.
Os Widgets são adequados tanto para os negócios do tipo B2B quanto B2C.
Veja como uma empresa de óculos de sol adaptou a ideia do usuário poder “experimentar virtualmente”. A ferramenta permite avaliar como os óculos se encaixam no seu rosto – além de proporcionar um momento de diversão ao mesmo tempo!
O ponto importante aqui é que o cliente não é direcionado para fora da página do produto.
Um Widget B2B oferece um serviço, um relatório ou alguma informação importante que seja muito difícil de se obter gratuitamente.
Por exemplo, esta é uma ferramente de geração de lead da SEMRush.
Você pode adicionar o código do Widget na sua página e este formulário de inscrição irá aparecer:
Depois de se inscrever, o cliente recebe um relatório gratuito por e-mail enquanto você obtém tanto o e-mail quanto o domínio do site de seu lead.
A ferramenta em si é customizável a sua página web – você pode alterar os nomes dos botões, a chamada para ação e experimentar alterações nas cores.
3. Quizzes
Provoque seus potenciais clientes.
Leve-os a se entreter com um curto e simples questionário e receber seus resultados por e-mail. Abaixo está um exemplo de um teste simples com um Quiz.
Você também pode criar questionários mais completos – com até 50 perguntas, por exemplo. Desta forma, há a possibilidade de se criar uma maior interação com a sua audiência.
4. Demonstração Online – Ao Vivo
Demonstrações ao vivo são úteis para produtos mais complexos, visto que muitas vezes, os usuários acabam por não seguir o manual ou o tutorial do produto. Quantas vezes você leu o manual do produto antes de usá-lo?
Criar um ambiente de engajamento de seus potenciais clientes com uma sessão de perguntas e respostas pode ser extremamente eficaz para a conversão de novos negócios. Verifique qual a melhor data e horário para a sua audiência e conecte-se a eles através de ferramentas como Hangout ou Skype.
Seus prospectos estarão falando contigo com muito interesse e de boa vontade.
Afinal, você pode mostrar pessoalmente como seus produtos podem resolver os seus problemas.
5. Webinários
Em Webinars ou Webinários, muitas vezes utilizamos a mesma estratégia aplicada nas Demonstrações Online, uma apresentação de benefícios e funcionalidades de produtos de média a alta complexidade.
Mas podemos ir além.
Os Webinários são eventos online que podem ser usados para apresentações de oportunidades de negócios, treinamentos técnicos e compartilhamento de estratégias de mercado.
Uma excelente dica é a realização de Webinários com autoridades ou especialistas no seguimento em que você atua.
Isso contribui para o aumento da sua autoridade e/ou autoridade da sua marca.
Utilizar esse tipo de evento para apresentações de produtos com especialistas fornecendo dicas e sacadas úteis a sua audiência, podem aumentar consideravelmente suas taxas de conversão em vendas.
Aqui está uma sensacional isca digital para geração de leads, tanto para organizações quanto para profissionais autônomos e empreendedores digitais.
6. Testes Grátis
Oferecer um período de Teste Grátis é deixar seu produto se vender sozinho.
Isso elimina qualquer obstáculo quanto a marketing, publicidade ou envio de mensagens insistentes.
Após o período de teste, quando seus clientes percebem que precisam do seu produto, você já forneceu uma grande experiência.
Se o seu produto é muito sofisticado, complexo ou precisa de um tempo maior para entender seus benefícios, libere um tempo maior para o teste gratuito (15 dias ou 1 mês).
Quanto mais tempo seu cliente usar seu serviço, melhores são as chances para convertê-los.
7. Concursos e Sorteios
Uma boa isca digital pode ser a utilização de concursos ou sorteios.
A oportunidade de ganhar um brinde inscrevendo seu e-mail parece ser mais atraente do que simplesmente receber uma mensagem qualquer.
Desafie seus potenciais clientes a se divertir com a sua oferta.
Esta é uma ótima maneira de gerar leads para negócio B2C.
8. Promoções
Uma oferta irresistível, um cupom de desconto ou um frete grátis são ótimas maneiras de atrair seu público para realizar compras.
O fornecimento de cupons de desconto em troca do e-mail de seu potencial cliente é a isca digital que mais converte.
Crie promoções e ofertas irresistíveis e compartilhe em seu site e nas redes sociais.
E agora? Torne sua Isca Digital Mais Atraente!
Depois de criar sua isca digital, é hora de deixá-la mais atraente. Não se esqueça de usar técnicas de copywriting nos anúncios que você criar. Isso vai ajudá-lo (e muito!).
Após sua oferta estar pronta, você pode:
Nomear sua Isca Digital Corretamente
Aqui estão algumas sugestões de títulos perfeitos:
- X maneiras para obter Y. Por exemplo, “7 maneiras de criar uma página de destino que converte”.
- X maneiras para obter Y em Z tempo. “5 maneiras de perder barriga em 30 dias”.
- X recursos para Y. “10 recursos para gerenciar seus grupos nas mídias sociais”.
- X dicas para Y. “8 dicas para o sucesso na entrevista de carreira”.
- Como fazer X sem Y. “Como criar uma página web sem HTML“.
Transformar seus Botões Simples em Botões “Felizes”
Agora é hora de ser criativo. Às vezes você pode até usar diferentes chamadas para ação em uma única página.
Procure utilizar cores que chamem a atenção e que sejam encorajadoras.
Um bom exemplo de botões para CTA são os preenchidos na cor laranja com texto na cor branca.
Adicionar Prova Social
De acordo com testes da Wishpond, a prova social melhora as conversões em 11,5%.
As pessoas reagem de forma positiva às chamadas para ação quando veem que outros usuários já se engajaram. Portanto, destaque o número de curtidas, usuários, seguidores ou clientes próximo à sua isca digital.
Ser Educado
Você pode deixar seus assinantes cientes de quando eles vão receber suas mensagens e ainda assegurar que não será excessivo. Ser claro sobre o que eles podem esperar de você parece ser mais agradável, mesmo quando você não tem nada mais a oferecer de imediato.
Conclusão
Sua isca digital é uma parte de sua marca, o seu mini produto. Ele irá afetar a reputação da sua marca, uma vez que envolve as pessoas numa experiência com ela.
Nós encorajamos você a usar esta forma de geração de leads, tanto em segmentos B2B quanto B2C.
Lembre-se que as iscas digitais tem os seguintes traços:
- Iscas digitais entregam valor antes de vender algo.
- O valor está disponível apenas em troca do e-mail do visitante.
- Seu potencial cliente pode consumi-lo imediatamente após a operação.
- Você não está enganando ninguém – você está alimentando seus leads com um material útil.
- Seu “presente” ajuda seu público a descobrir os benefícios de escolher a sua marca.
O que você pode oferecer? Qualquer coisa.
A isca digital só precisa dar aos visitantes do seu site algo que eles precisam ou possam se interessar.
Ofereça dicas ou informações profissionais para que desfrutem de uma experiência inovadora. Em troca de alguns dados. Sem custo. Simples assim.
Se sua isca digital é envolvente, você notará os resultados muito em breve!