Um dos grandes segredos (e desafios!) ao se criar campanhas de anúncios no Facebook é encontrar o público-alvo exato para sua oferta.
Para muitos, a tarefa de como segmentar uma audiência rentável no Facebook pode parecer muito difícil ou complexa.
Gosto muito dos recursos presentes no Facebook para criação de publicidade. Há uma vasta diversidade de opções de segmentação que ajudam – e muito – na definição do “alvo” da campanhas de anúncios.
Nesse artigo, vou falar um pouco sobre como descobrir insights de audiências que podem ser mais rentáveis, algo que provavelmente possa estar faltando em suas campanhas.
Uma vez no gerenciador de anúncios, é possível encontrar formas interessantes de usar o ambiente de segmentação que nos ensinam muito sobre o público-alvo que pretendemos alcançar.
Ligando ou desligando alguns indicadores demográficos, ou alterando-os um pouco, ajuda-nos a enxergar alguns insights que moldam nossas campanhas de marketing online de formas que vão além da segmentação básica do Facebook.
Vamos a um exemplo fictício: Supomos que temos um software para otimização de lances em anúncios em sites de pesquisas e redes sociais. E queremos vendê-lo para pessoas que tem autoridade para comprar essa ferramenta, ou seja, pessoas que determinam nos processos de aquisições, em companhias de médio e grande porte.
Começamos pelo óbvio e pegamos todos os administradores de páginas no Facebook e usuários cujo o comportamento de compra indica que eles estão propensos a comprar Serviços de Marketing para Negócios.
Continuamos na segmentação e definimos que o tamanho da empresa: com 100 funcionários ou mais.
Também adicionamos os cargos de nosso público-alvo. Segue alguns abaixo.
Um vez definidas todas as variações do título ou cargo de trabalho, podemos nos aprofundar na seção de Interesses.
Estamos à procura de pessoas que tem a responsabilidade pelas estratégias de pesquisas online e publicidades em mídias sociais em suas organizações.
Não há escassez de opções!
Definidos o Comportamento e Cargos de Trabalho da nossa audiência e tendo seus Interesses muito bem cobertos, podemos começar a reunir informações que ajudarão a dar foco a nossa campanha.
Mas antes de continuar, você pode estar se perguntando: não poderíamos parar por aqui?
Sim, poderíamos.
Até aqui, nossa audiência atingiu um alcance de 22.000 usuários e atingimos o nível mais profundo do que o Facebook nos disponibiliza para segmentação e alcance de nossos potenciais clientes.
Mas há mais informações disponíveis e queremos encontrá-las para melhorar nossa campanha.
Nossos “amigos” estão num “balde demográfico”. Até agora, nossa audiência não passou pelo filtro e não refinamos para as indústrias que desejamos atingir.
O produtos que estamos vendendo não é específico para qualquer empresa e vamos usar o Facebook para segmentar quais indústrias serão merecedoras do nosso tempo (e dinheiro) e quais não serão.
À medida que experimentamos a limitação do nosso público-alvo para diferentes indústrias, assistimos uma grande mudança nesse número de 22.000 usuários.
Arquitetura e Engenharia: Menos de 1.000 pessoas
Artes, entretenimento, esportes e mídia: 12.000 pessoas
Espere: Mais da metade da nossa audiência está em apenas uma categoria!
Negócios e Operações Financeiras: 1.800
Cuidados de Saúde e Medicina: 1.900
Vendas: 8.700
Nota-se mais algumas categorias “menores” e a categorias de Vendas dominando em número de usuários.
Observe que quase toda a nossa audiência está alocada em apenas duas categorias de industrias: Artes, entretenimento, esportes e mídia, e Vendas.
A essência de como segmentar uma audiência rentável no Facebook
Esse exercício é um grande e precioso exemplo. Se tivéssemos considerado que nosso produto funciona para qualquer categoria de indústria, teríamos perdido insights importantes, que terão um grande efeito sobre nossa campanha daqui para frente. Veja estes:
A audiência que construímos nos dá a oportunidade tirar duas indústrias para uma segmentação adicional e mais customizada.
Se quisermos aparecer para usuários que trabalham em outras indústrias, devemos fazer segmentações diferentes e explorar as categorias de Interesses e Comportamentos específicas da indústria.
Precisamos estar atentos para os públicos semelhantes em nossas campanhas no Twitter e em sites de pesquisas.
Fazer experimentos de segmentação com várias categorias de indústrias é apenas uma das formas em que podemos analisar nosso público-alvo.
Poderíamos ir mais a fundo, refinando nosso público para usuários que ganham acima de seis salários mínimos, por exemplo. Assim, será que encontraríamos os principais cargos de alto escalão? Ou ainda, se adicionássemos um lista de empresas “de peso” que poderiam nos ajudar a segmentar a categoria de Artes, entretenimento, esportes e mídia, em usuários que trabalham em empresas de comunicação.
As possibilidades são gigantescas. Tudo isso graças aos experimentos de segmentação, que consiste em grupos de audiências extremamente segmentados, com base nas pesquisas demográficas e de comportamentos, além de prestar muita atenção no que o Facebook está dizendo sobre sua enorme base de usuários.
Encontramos audiências que podemos dominar, construímos públicos-alvo onde não aparecem para qualquer um.
Na próxima vez em que você estiver explorando o maravilhoso mundo de segmentação no Facebook, estude e analise as diferentes informações demográficas e preste muita atenção nos insights que podem fazer suas campanhas de anúncios explodirem.
Descubra como FAZER VENDAS TODOS OS DIAS fazendo anúncios profissionais no Facebook!
Pare de Jogar Dinheiro fora com anúncios que Não te dão Retorno!
Aprenda as Melhores Técnicas para realização de vendas diárias em Marketing de Afiliados, através deAnúncios no Facebook.
É o Curso Mais Completo disponível na internet, com mais de 50 vídeos contendo um passo a passo que vai ensinar você a obter Resultados Rápidos com Vendas Diárias de Produtos Digitais.
Seja um Top Afiliado! Acesse o Curso Clicando Aqui.