O Google confirmou oficialmente através de seu Blog para Webmasters que a implantação do novo algoritmo em tempo real do Pinguim 4.0 já está em andamento.

Há pouco menos de dois anos, tivemos a última atualização confirmada do Pinguim, sua versão conhecida como 3.0, em outubro de 2014.

Esta será a última vez que o Google confirma uma nova atualização do Pinguim.

Há alguns dias, já alertávamos que o Google já possuía uma data de lançamento da versão 4.0 do Pinguim.

Desde ontem, já percebíamos sinais de que os testes com o Pinguim 4.0 estavam em andamento.

Embora o Google não tenha confirmado que esses sinais estavam relacionados com o lançamento do Pinguim 4.0 nesta manhã, agora oficialmente o novo algoritmo está ativo.

Não haverá confirmações de lançamentos futuros

O Google disse que em virtude desta versão do Pinguim ser classificada como um algoritmo de tempo real “não iremos mais comentar sobre atualizações futuras”.

Por se tratar de uma versão em tempo real, o Google esclarece que assim que o Googlebot realiza novo rastreamento e a reindexação de suas páginas, esses sinais serão imediatamente utilizados no novo algoritmo do Pinguim.

A mesma iniciativa foi adotada com o Panda, quando se tornou parte do algoritmo principal. Desde então, o Google não tem mais confirmado atualizações do Panda.

O Pinguim 4.0 é em tempo real e mais granular

Como ainda está em fase de implantação, o Google afirma que por enquanto não é possível ver o verdadeiro impacto das mudanças até que a implantação seja concluída. Esperamos que esse processo não seja longo!

Em seu blog, o Google escreveu:

Pinguim está agora em tempo real. Historicamente, a lista dos locais afetados pelo Penguim foi periodicamente atualizado ao mesmo tempo. Uma vez que um webmaster melhorou consideravelmente seu site e sua presença na internet, muitos dos algoritmos do Google iria levar isso em consideração muito rápido, mas outros, como Pinguim, precisava ser atualizado. Com esta mudança, os dados do Pinguim são atualizados em tempo real, pelo que as alterações serão visíveis muito mais rápido, geralmente entrando em vigor logo após rastrearmos e reindexarmos uma página. Isso também significa que não vamos comentar sobre atualizações futuras.

Pinguim é agora mais granular. O Pinguim agora desvaloriza o spam ajustando classificação baseada em sinais de spam, ao invés de afetar a classificação de todo o site.

O que significa?

Quanto a parte de ser em tempo real, entendemos que quando o Google indexa a página, ele imediatamente fará o recalculo dos sinais desta página em torno do Pinguim.

Quanto a ser mais granular, acreditamos que agora o Pinguim pode impactar somente páginas, ao contrário de como funcionava no passado onde todo o site era impactado.

Então, somente as páginas e seções do seu site com sinais de spam podem ser afetadas pelo Pinguim, ao contrário de todo o seu website. Isso é o que acreditamos. Ainda estamos buscando maiores esclarecimentos sobre esse assunto.

Histórico de lançamento do Google Pinguim:

Pinguim 1.0 em 24 de abril de 2012

Pinguim 1.1 em 22 de maio de 2012

Pinguim 1.5 em 05 de outubro de 2012

Pinguim 2.0 em 23 de maio de 2013

Pinguim 2.1 em 04 de outubro de 2013

Pinguim 3.0 em 18 de outubro de 2014

Pinguim 4.0 em 23 de setembro de 2016

Meu site foi impactado pelo Google Pinguim 4.0?

Se o seu site foi atingido pelo Pinguim 3.0 e você ainda não vê sinais de recuperação, mesmo que pequena até agora, isso significa que seu site ainda continuará sendo impactado.

Sugiro aguardar algumas semanas até que a implantação do novo algoritmo seja concluída e verifique seu Analytics para entender se há uma recuperação satisfatória.

Lembrando que acreditamos que somente seções e páginas específicas serão impactadas, o que vai tornar um pouco mais difícil (ou trabalhoso) saber se estão sendo afetadas ou não por essa atualização.

Uma alternativa, é poder usar o arquivo disavow nos links em que você acha que estão comprometendo seu ranqueamento.

Em questão de dias você pode fazer essa analise e verificação, ao invés de aguardar mais dois anos até que o Google realize uma nova atualização de seu algoritmo.

Apesar que, agora, o impacto do Pinguim em seus projetos é muito mais rápido.

Que Tal Aprender Como Colocar seu Site ou Blog para Aparecer nos Primeiros Resultados do Google Sem Gastar com Anúncios?

Aprenda tudo sobre SEO (Search Engine Optimization) e como você pode essa técnica de otimização de sites pode ajudar você a alavancar seus resultados através da internet.

Os conceitos e estratégias utilizadas em SEO são vastas, complexas, estão sempre passando por atualizações, mas extremamente compensadoras.

Aprenda do zero ou aprofunde seu conhecimento em SEO e gere mais tráfego em seus projetos online, através de uma metodologia extremamente profissional para otimização de sites.

Acesse o Curso Intensivo Clicando Aqui.