Muitos clientes me perguntam sobre ter um blog voltado para os negócios. Realmente são necessários?

Então, resolvi escrever esse artigo para ajudá-los nessa questão.

Se você está tentando explicar um dos princípios fundamentais de atração de novos clientes – blogs de negócios – para o seu chefe, um colega de trabalho, um amigo no jogo de truco, quem quer seja!

Agora tem um post que espero que o ajude.

Os benefícios dos Blogs de Negócios

Primeiro, se você não sabe o que é um blog de negócios, vamos a uma definição bem rápida:

Um Blog de Negócios é uma estratégia de marketing online que utiliza táticas de geração de conteúdos para aumentar a visibilidade da sua empresa na internet.

Ok?

Vamos passar, agora, para o porque você deve usar blogs como uma tática de marketing digital.

1) Ele ajuda a impulsionar o tráfego para seu site

Levante a mão se você quer mais visitantes no site. Sim eu também.

Agora pense sobre as maneiras como as pessoas podem encontrar o seu site:

Eles poderiam digitar seu nome certo em seu navegador, mas isso é um público que já tem o endereço do seu site.

Eles sabem quem é você, você já está no radar deles, e isso não vai ajudá-lo a obter mais tráfego em cima do que você já está recebendo.

Você poderia pagar para ter tráfego através da compra de uma lista de e-mail (não se atreva a fazer isso!), explodindo-o, e esperando que algumas pessoas abram e cliquem sobre os e-mails enviados.

Mas isso é caro e, você sabe, ilegal.

Você poderia pagar para ter tráfego, colocando toneladas de anúncios pagos, que não é ilegal, mas ainda bastante caro. E segundo,  ficando sem dinheiro, o tráfego pára de vir também.

Então, como você pode atrair qualquer tipo de tráfego?

Em suma: blogs, mídias sociais e resultados de pesquisas. Veja como ele funciona.

Pense em quantas páginas existem em seu site. Provavelmente não uma tonelada, certo?

E pense em quantas vezes você atualiza essas páginas.

Provavelmente não muitas vezes, certo?

Bem, o blog ajuda a resolver ambos os problemas.

Toda vez que você escrever um post no blog, é uma página a mais indexada em seu site, o que significa que é mais uma oportunidade para você mostrar-se nos resultados de busca e direcionar o tráfego para o seu site na busca orgânica.

Nós vamos entrar em mais dos benefícios do blog e SEO um pouco mais tarde, mas é também mais uma indicação para o Google e outros portais de busca que seu site está ativo e deve ser verificado com frequência para mostrar o conteúdo novo postado.

Blog também te ajuda a ser descoberto através das mídias sociais.

Toda vez que você escrever um post no blog, você está criando conteúdo que as pessoas possam compartilhar em redes sociais – Twitter, LinkedIn, Facebook, Pinterest – o que ajuda a expor o seu negócio para um novo público que não te conhece ainda.

O conteúdo do blog também ajuda a manter a sua presença nas Redes Sociais, pois ele cria um “banco de artigos” utilizado como um  repositório de conteúdo.

Você está fortalecendo o seu alcance social com o conteúdo do blog e dirigindo novos visitantes do site para o seu blog através de seus canais sociais.

Assim, qual o primeiro benefício dos blogs? Eles ajudam a impulsionar novo tráfego para seu site e trabalham em estreita colaboração com os sites de busca e redes sociais para fazer isso.

 por que ter um blog de negócios

2) Ele ajuda a converter esse tráfego em leads.

Agora que você tem tráfego que chega ao seu site através de seu blog, você tem uma oportunidade de converter esse tráfego em leads.

Assim como todos os posts que você escreve é um outra página indexada, cada post é uma nova oportunidade para gerar novos leads.

A forma como isto funciona é muito simples: Basta adicionar uma captura de e-mails, por exemplo, para cada post.

Muitas vezes, estas capturas de e-mails levam às chamadas à ação para coisas como ebooks grátis, whitepapers gratuitos, fichas técnicas, webinars gratuitos, degustações grátis etc, basicamente, qualquer conteúdo relevante para o qual alguém estaria disposto a trocar suas informações.

Para ser mais claro com qualquer um já familiarizado com conversões é tão simples como isto:

  1. Visitante chega ao site
  2. Visitante vê a chamada para a ação para uma oferta gratuita
  3. Visitante clica na CPA e chega a uma página de destino, que contém um formulário para eles preencherem com suas informações
  4. Visitante preenche o formulário, envia informações e recebe a oferta gratuita

Se você rolar para baixo neste blog, você verá um link de chamada à ação.

Na verdade, 99,9% dos posts de blogs publicados têm botões “call-to-action” … e vocês devem fazer isso também.

Isso é como você transformar esse tráfego que chega ao seu blog em leads para sua equipe de vendas.

Nota: Nem todos os leitores do seu blog vão se tornar um lead. Tudo bem. Ninguém converte 100% das pessoas que lêem o seu blog em leads.

Basta criar blogs, colocar chamadas à ação em cada post, defina uma referência de taxa de conversão “de visitante para lead” para si mesmo, e se esforce para melhorar essa taxa a cada mês.

3) Ele ajuda a estabelecer a autoridade.

Os melhores blogs de negócios respondem a perguntas comuns que seus clientes têm.

Se você está constantemente criando conteúdo que é útil para o seu cliente alvo, isso vai ajudar a estabelecer sua empresa ou você como uma autoridade a seus olhos.

Esta é uma ferramenta particularmente útil para vendas e profissionais de serviços.

Você pode imaginar o impacto do envio de um post tutorial que você escreveu para esclarecer as coisas para um cliente confuso? Ou quantas mais ofertas que um vendedor poderia fechar, se seus leads descobrissem o conteúdo do blog escrito pelo próprio vendedor?

“Autoridade estabelecida” é uma métrica leve – certamente não tão concreta quanto tráfego e leads, mas é coisa muito poderosa. E se você precisa de uma conexão para entender o impacto dos blogs para uma métrica menos macia, considere medi-lo da mesma forma que se medi o faturamento de vendas.

Porque no final do dia,  é o que muitos de seus posts são.

Pense sobre as oportunidades de resultados de vendas de blogs ativos:

  • Se potenciais clientes encontram respostas às suas perguntas comuns através de mensagens no blog, escritas por pessoas da sua empresa, eles estão muito mais propensos a entrar no processo de vendas por confiar no que você tem a dizer, porque você os ajudou no passado – mesmo antes deles estarem interessados em comprar algo de você.
  • Potenciais clientes que tem lido seus posts normalmente entram no processo de vendas mais instruídos sobre o seu lugar no mercado, a sua indústria, e o que você tem para oferecer. Isso contribui para uma conversa de vendas muito mais produtiva do que uma realizada entre dois eventuais estranhos.
  • Os vendedores que se deparam com questões específicas que exigem uma explicação detalhada ou uma resposta documentada pode baixar um arquivo do blog. Não só essas mensagens no blog ajudam a conduzir ao longo do processo de vendas mais rapidamente do que se um representante de vendas tivesse que criar os ativos a partir do zero, mas o vendedor está mais posicionado como um recurso útil para a seu potencial cliente.

[youtube id=”mMMQBaT3c4A” align=”center” mode=”normal” aspect_ratio=”4:3″ maxwidth=”600″]

>>> Conheça Mais sobre o Épico Clicando Aqui<<<

4) Impulsiona os resultados de longo prazo.

Você sabe o que seria legal? Se qualquer uma das seguintes coisas  abaixo ajudassem a direcionar o tráfego local e gerar novas oportunidades:

  • Viagem à praia
  • Indo para a academia
  • Dormindo

Boas notícias! Isso é o que o blog faz – em grande parte através dos sites de busca. Aqui está o que eu quero dizer:

Vamos dizer que você se senta por uma hora e escreve e publica um post no blog.

Vamos dizer que o post recebe 100 visualizações e 10 leads.

Você ganha mais 50 visualizações e 5 leads amanhã como mais algumas pessoas que te acham em mídias sociais e alguns de seus assinantes de listas de e-mails e RSS.

Mas depois de alguns dias, a maior parte da popularidade do post cai e você marcou 150 visualizações e 15 leads.

Ainda não acabou.

Esse post agora está melhor classificado nos sites de busca. Isso significa que durante dias, semanas, meses e anos vindouros, você pode continuar a receber o tráfego e direcioná-lo a partir desse post.

Assim, embora possa achar que foi só um dia ou foi um fracasso, na realidade, os blogs atuam mais vezes dessa forma.

Então, enquanto você está colocando o alarme na “soneca”, surfando no Havaí, e “puxando ferro”, você também está gerando tráfego e leads.

O esforço que colocou no dia de ontem pode se transformar em centenas de milhares de visualizações e leads no futuro.

Na verdade, cerca de 70% do tráfego de cada mês neste mesmo blog vem de mensagens que não foram publicadas no mês atual. Eles vêm de posts antigos.

O mesmo vale para os leads gerados em um mês em curso – cerca de 90% dos leads gerados a cada mês vem de posts que foram publicados em meses anteriores. Às vezes, anos atrás.

Para mim (e espero que para você), isto demonstra a escalabilidade dos blogs de negócios.

Embora você possa não ver resultados imediatos, ao longo do tempo, você vai ser capaz de contar com uma quantidade previsível de tráfego e levá-lo para o seu negócio sem qualquer investimento de recursos adicionais – o trabalho de gerar esse tráfego e aquelas ligações já está feito.

Benefícios secundários dos Blogs de Negócios

Há outras razões para empresas desejarem um blog de negócios, mas eu acho que eles são menores e se desviam dos principais benefícios do blog.

Por exemplo, eu gosto de usar blog para testar grandes campanhas investindo pouco – antes de investir muito tempo e dinheiro em sua criação.

Eu também gosto de usar blog para ajudar a compreender melhor a nossa persona.

E enquanto isso não deve ser a sua principal utilização, blogs também se tornam grandes ferramentas em que os comerciantes podem comunicar outros do tipos informações importantes – coisas como lançamentos de produtos ou informações sobre eventos.

É certamente mais fácil de chamar a atenção para mais iniciativas com foco da empresa se você construiu o seu próprio público em sua própria propriedade, em oposição a lançar sua história para os jornalistas e esperando que um deles morda.

Estes são todos os grandes efeitos colaterais ou usos de um blog de negócios, mas eles são benefícios secundários para mim.

Se você estiver pensando em iniciar um blog de negócios ou obter mais investimento para um que já tenha começado, as razões acima são ótimos motivos para começar a discutir o seu caso.

Por quer ter um blog de negóciosUma nova era de temas para WordPress está chegando…

Apresentando o tema Épico, da Uberfácil.

A plataforma para você conquistar seu espaço na web! Nós desenvolvemos temas simples e fáceis de usar para WordPress. Algumas de nossas funcionalidades:

+ Site totalmente responsivo

+ Paletas de cores harmônicas e pré-definidas para você escolher

+ Fontes customizadas para uma leitura agradável

+ Tema preparado para SEO

+ Integração com plugin embutido para captura de email

+ Integração com plugin embutido para compartilhamento social

+ Integração com plugin embutido para aviso no topo do site

E muito mais…

Criar um blog profissional para geração de audiência nunca foi tão rápido e fácil!

Conheça o Épico Clicando Aqui.