Muitos iniciantes e profissionais em SEO têm essa dúvida pairando sobre suas mentes: os Títulos e a tag H1 têm que ser exatamente os mesmos?
A recomendação informada pelo Google News é que, especificamente, os Títulos e H1s precisam ser consistentes.
A mesma questão já foi levantada no Google Webmaster Help, onde pessoas perguntaram se a tag H1 (cabeçalho) e o Título precisavam ser exatamente iguais ou idênticos.
A resposta é que “consistente” não significa “idêntico”. Baseado nas noticias do Google News, provavelmente você acabe preferindo mantê-los “quase exatamente” os mesmos.
Mas, numa busca normal na internet através do Google, quanto mais parecidos, melhor.
Pessoalmente, eu prefiro usar um título mais explicativo, porém mais curto quando posto artigos informativos aqui no blog. Quando se trata de artigos que tem o objetivo de ajudar pessoas que estão procurando por esse tópico no Google, procuro estruturar o título com base na palavra-chave.
Mas sempre, procuro criar Título e H1 consistentes, mas, talvez, não necessariamente idênticos.
Por exemplo, analise o título deste post:
Em SEO, Títulos e H1 precisam ser idênticos?
O H1 é:
Em SEO, os Títulos e H1 tem que ser exatamente os mesmos?
Consistente mas não idênticos.
Agora, como sempre, em SEO, tudo se resume a testes. A principal coisa que você deve fazer é testar e ver o que funciona para o seu site obter os melhores resultados nos rankings.
Segue duas dicas postadas nos fóruns sobre esse assunto:
Usabilidade
Se o Título e a headline (H1) são mais ou menos os mesmos, é mais fácil para os usuários identificar a página que clicaram a partir dos resultados obtidos na busca que eles realizaram em sites de pesquisas. Visto que o Título é o elemento que aparece visível e imediatamente no ranking de resultados, se tornando invisível, após o clique e acesso ao conteúdo indicado. Quando há uma grande diferença entre o Título e a headline (H1) do conteúdo, isso pode irritar seus visitantes e usuários.
Proeminência da palavra-chave
É óbvio que faz todo o sentido usar as mesmas palavras-chaves em títulos e headlines, simplesmente porque uma única página deve sempre ter definido o assunto o mais especificamente possível, o que significa que sempre haverá apenas duas ou três palavras-chaves principais para cada página para a qual foi otimizada.
Que tal aprender como colocar seu site ou blog para aparecer nos primeiros resultados do Google sem gastar com anúncios?
Aprenda tudo sobre SEO (Search Engine Optimization) e como você pode essa técnica de otimização de sites pode ajudar você a alavancar seus resultados através da internet.
Os conceitos e estratégias utilizadas em SEO são vastas, complexas, estão sempre passando por atualizações, mas extremamente compensadoras.
Aprenda do zero ou aprofunde seu conhecimento em SEO e gere mais tráfego em seus projetos online, através de uma metodologia extremamente profissional para otimização de sites.
Acesse o Curso Intensivo Clicando Aqui.