Como de costume em todas as quintas-feiras, na quinta-feira passada, o Facebook anunciou mais uma nova mudança em seu algoritmo no feed de notícias.

Desta vez, o Facebook está adicionando um sinal em seu algoritmo para mostrar às pessoas histórias mais “informativas”.

O que isso significa?

Diante disso, parece que vídeos de culinária podem sobrepor vídeos de gatos, artigos com novidades relevantes sobrepor posts “fofinhos”.

“Isso poderia ser uma reportagem sobre um evento atual, uma história sobre a sua celebridade favorita, um trecho de uma notícia local, uma análise crítica (review) sobre um filme a ser lançado, uma receita ou qualquer material que informe”, de acordo com um post publicado no blog corporativo do Facebook, nesta ultima quinta-feira, anunciando a mudança.

O post continua dizendo que “histórias informativas” são, entretanto, diferentes para cada pessoa e provavelmente é algo que se muda com o tempo.”

última mudança algoritmo feed de notícias Facebook

Para descobrir quais histórias são informativas para determinadas pessoas, o Facebook está contando com o foco num grupo que pode projetar toda a sua audiência de 1,7 bilhões de pessoas.

Todos os dias “dezenas de milhares de pessoas” em todo o mundo, presentes no Programa de Qualidade do Feed de Notícias do Facebook, classificam histórias em seus feeds com base no quanto informativas elas são, numa escala de 1 a 5.

O Facebook, em seguida, usa esses rankings para supor o quanto informativas outras pessoas vão achar essas histórias, verificando os rankings em comparação com os interesses destas pessoas. Assim como, sobre o que essas pessoas postam, quais posts elas curtiram, comentaram, compartilharam e sua “relação com a pessoa ou página que o publicou”, de acordo com o Facebook.

Vídeos continuam tendo relevância

Agora, vídeos como o da Mamãe Chewbacca ou de melancias explodindo, sinceramente não sei o quanto informativo estes posts podem ser considerados. Talvez, a Mamãe Chewbacca possa se enquadrar em notícias de brinquedos e melancias explodindo, em ciências. Ou seja, são informativos! (rs).

Mas ambos se beneficiam por serem vídeos ao vivo (Live Vídeos), que é um outro sinal no algoritmo de feed de notícias do Facebook, que pode contrabalancear o critério de post informativo.

O que essa mudança pode significar para marcas e editores de páginas na rede social, vai depender do quão cheio está o seu copo.

Tudo depende do que as páginas estão publicando: histórias e conteúdos relevantes, bem como relatórios de notícias de ultima hora ou posts do tipo “como usar” um determinado produto, podem se dar bem. Principalmente, se são publicados em forma de vídeos.

Em outras palavras, essa última mudança no algoritmo do feed de notícias do Facebook provavelmente não terá muito impacto, seja bom ou ruim, para editores de páginas que já se comprometeram a postar mais vídeos e menos posts do tipo clickbait, e páginas que possuem um compromisso de investimento em anúncios na rede social.

“Prevemos que a maioria das páginas não terão quaisquer alterações significativas na sua distribuição no feed de notícias”, de acordo com o post no blog do Facebook.

Descubra como FAZER VENDAS TODOS OS DIAS fazendo anúncios profissionais no Facebook!

Pare de Jogar Dinheiro fora com anúncios que Não te dão retorno!

Aprenda as Melhores Técnicas para realização de vendas diárias em Marketing de Afiliados, através de Anúncios no Facebook.

É o Curso Mais Completo disponível na internet, com mais de 50 vídeos contendo um passo a passo que vai ensinar você a obter Resultados Rápidos com Vendas Diárias de Produtos Digitais.

Seja um Top Afiliado! Acesse o Curso Clicando Aqui.